Blog - Amar.elo Saúde Mental

ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE AS RELAÇÕES PESSOAIS NO TRABALHO

Written by Psicóloga Bruna Barreto CRP 11/10675 | Jun 24, 2022 8:57:23 PM

Na maioria das vezes, o ambiente de trabalho é o lugar em que passamos a maior parte do nosso dia e, se pararmos para pensar, o exercício profissional é uma grande parcela das nossas vidas. Diante disso, faz-se muito mais que necessário considerar a importância de cuidar das relações interpessoais no trabalho, pois, assim como tentamos cuidar dos relacionamentos familiares e amorosos, faz muita diferença na convivência cotidiana ter em mente o zelo pelas relações profissionais.

O meio corporativo, comumente caracterizado como um ambiente tenso, em que cobranças, rivalidades e concorrências são frequentes, torna a boa convivência um enorme desafio. Entretanto, a construção de um ambiente mais harmônico deveria ser um exercício diário e coletivo, pois gera bem-estar, tanto físico quanto emocional e, consequentemente, reflete na produtividade dos trabalhadores, além de trazer resultados melhores para o negócio.

Relações profissionais positivas proporcionam também mais aprendizado, já que trocas de experiências e de ideias são feitas com mais regularidade. Além disso, colegas de trabalho que se dão bem, desenvolvem projetos juntos com mais tranquilidade e sintonia, favorecendo ambos os lados e a empresa.

A boa convivência e um ambiente harmônico são construções que envolvem o coletivo. Porém, não podemos apenas depender da mudança e iniciativa dos outros, faz-se necessário começar de uma consciência individual e iniciar a prática de pequenas atitudes por nós mesmos.

Atitudes simples como ser gentil, cumprimentar colegas, sorrir, agradecer, oferecer ajuda, fazem toda a diferença. Torna-se prazeroso estar próximo de alguém agradável e educado. Além disso, uma boa comunicação entre parceiros de trabalho também é fundamental.

Vale ressaltar que comunicação não é sinônimo de falar, apenas. Manter uma boa comunicação significa também saber ouvir, demonstrar atenção genuína pelo que o outro tem a dizer, tornando a troca de ideias mais rica, favorecendo o diálogo e a resolução de problemas.

O ambiente de trabalho é um dos grandes espaços em que se é possível realizar o exercício de lidar com as diferenças. Inevitavelmente, as pessoas de um mesmo local de trabalho serão diferentes entre em si, no mais amplo dos sentidos. Com algumas pessoas em particular, sentiremos mais afinidade, mais liberdade, assim como com outras não sentiremos tanto e não há problema nenhum nisso. Cabe aqui colocar em prática o respeito, não tentar mudar ninguém, nem impor os seus valores sobre o outro.

Todos nós temos a capacidade e deveríamos estar envolvidos em desenvolver e melhorar nossas relações. Sabe aquela história de não fazer com o outro o que não gostaríamos que fizessem com a gente? Esse pensamento pode ser aplicado nos mais variados contextos da nossa vida, inclusive nas relações de trabalho.

O trabalho não precisa ser um espaço sempre de rivalidade e estresse, mas sim um local agradável, em que se pode conviver com respeito e trabalhar com cooperatividade. Uma das chaves para que isso aconteça é a otimização das relações entre os pares, sendo exercida diariamente, cada um fazendo a sua parte, tornando todo o coletivo mais harmônico.

Meu desejo é de que possamos então, obter a cada dia novas perspectivas sobre nossas trocas relacionais, observando e avaliando aspectos a serem aprimorados e desenvolvidos em nós mesmos e tentando enxergar alguns obstáculos ou conflitos que eventualmente surgirão como uma oportunidade de compreender e aprender mais sobre nossas habilidades e limitações, buscando sempre o autoconhecimento e autodesenvolvimento.

Bruna Barreto Barbosa
CRP 11/10675