Turnover é a métrica usada para definir a rotatividade de colaboradores em uma empresa, ou seja, a quantidade de pessoas substituídas em um determinado período, geralmente um ano. Todas as empresas devem ficar de olho nessa taxa, pois pode indicar problemas internos, seja de recrutamento ou de condições de trabalho.
Confira!
O termo turnover é um indicador de desempenho que analisa a taxa de troca de funcionários, isto é, entradas e saídas de novos colaboradores na organização. O cálculo usa todos os desligamentos, seja por parte do colaborador ou da empresa.
Existem diversas maneiras de calcular o turnover, mas o que vamos trazer aqui é feito com base em três variáveis: admissões, demissões e total de colaboradores da empresa.
Para chegar à taxa de turnover é preciso fazer o seguinte cálculo:
Além disso, é importante selecionar um período para começar a analisar. Normalmente, são usados períodos de um ano ou seis meses.
Exemplificando melhor, imagine que sua empresa possui 25 funcionários hoje. No período de um ano entraram 3 funcionários e saíram 7. O cálculo ficaria assim:
3+7= 10
10/2= 5
5/25= 0,2
0,2x100= 20%
Definir a métrica ideal pode ser complexo, afinal, é necessário pensar em diversos fatores. Alguns setores naturalmente possuem mais rotatividade por ter demandas sazonais ou algumas empresas, por exemplo, acabam demitindo funcionários em um momento de crise. Portanto, alguns casos precisam de uma análise mais profunda e específica.
Outros fatores podem influenciar o turnover e eles podem estar no recrutamento ou na liderança, por exemplo. No entanto, o número deve ser saudável e menor que 10%, mas cada empresa pode definir uma taxa ideal única.
Rotatividade involuntária, ou seja, quando a empresa demite um funcionário que desejava continuar na empresa
Rotatividade voluntária, quando um funcionário, por sua vontade, deixa a empresa
Volume de rotatividade desejável, quando um funcionário que não atingia o esperado é demitido e substituído por outro que atende e supera as expectativas
Maior rotatividade de talentos, quando a empresa perde colaboradores de ótimo desempenho.
Saber disso é muito importante para talvez realizar uma investigação mais profunda e entender porque a empresa está perdendo talentos e corrigir o mais rápido possível.
A alta rotatividade de colaboradores pode trazer diversos prejuízos para a organização. Alguns desses problemas são:
Cada vez que um funcionário é demitido da empresa há custos com o desligamento, por exemplo, multa rescisória e custos relativos a férias e 13º. Existem custos de tempo com a equipe de recursos humanos na entrevista de demissão e também para uma nova contratação.
Além disso, também é preciso considerar os treinamentos e as horas que a empresa gastou usando outro funcionário para transferência de conhecimento.
Funcionários entrosados possuem uma forma de trabalhar e conseguem se comunicar conforme as características de cada papel no grupo.
Quando essa engrenagem fica sem uma peça o papel precisa ser assumido por outros ou a equipe fica no limbo enquanto a empresa contrata uma nova pessoa.
As características do novo membro, como a ética de trabalho, agilidade ou personalidade podem alterar significativamente em relação ao colaborador anterior. Assim, a equipe precisa se adequar à nova dinâmica e aprender a trabalhar em conjunto.
Além disso, dependendo da frequência, pode ser ainda pior. De toda forma, a moral do grupo também é desestabilizada.
A produtividade também é abalada com as altas taxas de rotatividade, afinal, cada novo colaborador precisa de um tempo para ajuste, assim como não conseguirá manter as atividades no mesmo ritmo da pessoa que substituiu.
Os projetos que dependem da equipe que acaba de receber um novo membro podem ser desacelerados e até mesmo ter a produtividade dos mais experientes afetada, perdendo impulso.
Novos colaboradores podem demorar mais para se adaptar ao seu novo ambiente de trabalho e às suas novas responsabilidades. Além disso, a falta de experiência dos novos funcionários pode levar a erros e atrasos, além de não ter o mesmo nível de habilidade ou experiência que os funcionários mais antigos.
Isso pode ser sentido principalmente em setores de relacionamento com o cliente, por exemplo, vendas. Imagine que você tem um cliente fixo de muito tempo e ele precisa ser atendido por um novo vendedor a cada seis meses.
Quando os relacionamentos com os clientes são mais consistentes fica mais fácil construir uma maior lealdade à empresa, mas também manter a qualidade da equipe experiente.
Antes de falar sobre as causas do turnover, vamos trazer novamente os dois tipos diferentes, que são: rotatividade involuntária e voluntária.
Se refere à quando a empresa desliga o funcionário, ou seja, quando ele é obrigado a deixar a empresa. Isso pode acontecer por diversas razões, por exemplo:
Turnover voluntário é quando o desligamento se dá por parte do colaborador, ou seja, quando ele pede para sair da empresa. Algumas razões para isso podem ser:
Quando as taxas de turnover estão altas chega a hora de analisar o que está acontecendo. Para isso, pode ser importante verificar quais podem ser as causas da alta rotatividade e trabalhar nelas.
✅ Analisar as taxas de turnover
✅ Identificar as causas da alta rotatividade
✅ Planejar uma forma de contornar e reduzir o índice
1.
Se o turnover acontece com os colaboradores sendo demitidos por causa de fit cultural, pode ser interessante aprimorar a seleção, fazendo um questionário, por exemplo.
2.
Caso a taxa de colaboradores pedindo demissão seja um problema, e isso aconteça devido à pressão, ambiente hostil ou estresse, pode ser interessante fechar com a Amar.elo o Programa de Segurança Emocional para solucionar o turnover.
Analisando qual o problema e quais são as causas fica mais fácil para a equipe de DP ou RH encontrar soluções para diminuir o turnover, reter os talentos e ter um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
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