O feedback positivo é uma poderosa ferramenta de motivação e engajamento dos colaboradores, afinal é uma forma de reconhecer as conquistas ou o bom desempenho. Ele deve ser implementado na rotina de gestão de pessoas da empresa para contribuir com o crescimento saudável e performance dos funcionários.
Aqui você vai entender o que é o feedback positivo, por que é importante incluir na rotina da empresa e dicas de como fazer. Confira!
Você já deve ter ouvido falar sobre feedback, que é o ato de conversar sobre acertos e erros, ou seja, uma forma do colaborador receber um retorno sobre seu desempenho em uma tarefa, projeto ou ação executada.
Os feedbacks podem ser negativos ou positivos, mas aqui nós vamos focar nos aspectos dos feedbacks positivos. Assim, os feedbacks positivos são uma forma de elogiar e reconhecer ações do colaborador que tenham sido entregues conforme esperado ou ainda que tenham superado as expectativas.
A intenção dessa ação é mostrar ao funcionário que ele está no caminho certo, engajá-lo na organização, saber o que levou ao bom resultado e incentivá-lo a continuar.
Esses feedbacks são normalmente dados por autoridades do ecossistema da empresa, como líderes e supervisores da equipe.
O feedback de maneira geral é uma ferramenta importante para melhorar a comunicação, entrosamento da equipe e até a entrega do trabalho dos colaboradores.
Eles são um ponto chave para a gestão de pessoas, mas assim como o feedback negativo, têm a função de melhorar uma situação como comportamento ou função, o positivo é importante para melhorar os resultados de maneira geral, por exemplo:
Todos esses benefícios são sentidos pela empresa através de resultados mais satisfatórios, seja na produtividade, qualidade do trabalho ou engajamento na companhia.
A prática de feedbacks pode ter muitos benefícios como você já viu, mas saiba que não fazer isso também pode ser muito prejudicial.
Isso acontece porque muitos colaboradores podem não se desenvolver bem ou entregar o seu melhor, afinal, não será reconhecido pelo bom trabalho ou simplesmente pode não se sentir engajado, ou desafiado.
O papel do líder não é apenas delegar atividades, mas também deve desenvolver a equipe, deixá-los motivados e lidar com os possíveis conflitos. Quando um líder não dá feedback devidamente, isso interfere nas entregas, afinal, o colaborador não reconhecerá os pontos de melhoria e não saberá o que tem feito bem.
Sem os feedbacks a liderança está incompleta e a organização tende a colher os problemas no futuro.
Não ser reconhecido pelo bom trabalho pode ser desmotivador e um das causas para a organização perder talentos. O reconhecimento pode vir de muitas formas, mas o feedback positivo é um dos primeiros passos.
Agora que já sabe o que é feedback positivo e os prejuízos ao não fazer, é preciso saber que muitos gestores ainda erram nesse momento. Para ajudar, daremos algumas dicas para gestores e líderes realizarem um bom feedback positivo.
O planejamento é essencial para esse momento. Uma forma de fazer isso, por exemplo, é listando os pontos e como irá falar. Crie um roteiro para não esquecer nada ou divagar demais e pense bem sobre os melhores pontos a serem levados para o feedback.
Para que a conversa seja produtiva é importante deixar o clima propício. Comece criando uma atmosfera descontraída, por exemplo, falando de assuntos de interesse ou pessoais.
Pode começar falando sobre o time de futebol, um acontecimento importante na vida do colaborador, como uma promoção ou casamento e deixar a tensão fora da sala.
Resuma a conversa, levante tópicos que serão tratados durante o encontro. Isso é importante porque minimiza a ansiedade do colaborador e o clima continua leve e empático.
O feedback deve ser claro, numa conversa honesta. Assim, não enrole e vá direto ao ponto quando começar a falar sobre os tópicos, além disso, não elogie sobre um problema que será levantado na conversa.
Lembre-se de elogiar a competência do colaborador e exalte os pontos positivos, reconhecendo as qualidades devidamente.
Embora o colaborador esteja realizando um ótimo trabalho é importante traçar os pontos de melhoria. Assim, antes do encontro, verifique quais pontos precisa conversar e até soluções que já pode levar para a reunião.
Por exemplo, caso o funcionário tenha problemas para entregar um relatório na data, pode ser interessante buscar uma ferramenta melhor ou verificar as atividades que possam estar esgargalando o processo.
Se o problema é chegar atrasado no trabalho, pode ser interessante mudar o horário ou simplesmente não pensar na carga horária se o colaborador entrega tudo que precisa.
Além disso, é importante ouvir o que os colaboradores têm a dizer sobre a liderança e questões da empresa em geral.
Elogios esporádicos podem não ter o efeito esperado, como a evolução dos pontos de melhoria para o colaborador. Além disso, é importante intercalar entre os feedbacks positivos e críticas construtivas para que as melhorias sejam alcançadas.
O retorno que os colaboradores recebem sobre o seu trabalho está diretamente ligado a afirmação motivacional, autoestima profissional e envolvimento com o trabalho. Outro fator relacionado a isso é como um líder autoritário pode causar transtornos emocionais e mentais, por exemplo, a ansiedade.
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