Go Back Up

O que é a psicoterapia breve focal?

amarelosaudemental bem estar psicoterapia Jul 14, 2022 11:42:04 AM Raquel Moura da Conceição – CRP 11/13589 3 min de leitura

CAPA BLOG 5

Você já ouviu falar sobre psicoterapia breve? Por muito tempo o acesso à psicoterapia ficou limitado a consultórios particulares e a uma população muito restrita. A população de forma geral não conhecia o trabalho do psicólogo, e isso lhe fazia associar a terapia a uma tipo de tratamento para a “loucura”.

A psicoterapia breve focal surgiu nos anos 70, após as duas grandes guerras, e foi impulsionada por alguns profissionais com o objetivo de ser uma técnica para auxiliar no sofrimento psíquico das pessoas. Originalmente, teve grande influência da psicanálise, contudo, com o passar do tempo, foi sendo desenvolvida por autores de outras linhas teóricas da Psicologia.

Mas por que falar sobre psicoterapia breve?

Com as mudanças estruturais da sociedade nas últimas décadas, principalmente no que tange aos valores, costumes e modos de ser, notou-se um aumento de demandas emocionais e psíquicas da população e muitas pessoas necessitando da assistência psicológica. O aumento da produtividade e o ritmo acelerado da vida das pessoas trouxe a necessidade de novas formas de atendimento psicológico.

A psicoterapia breve, então, surge como uma alternativa à psicoterapia de longa duração, pois ela visa realizar a resolução de questões específicas sem necessariamente realizar mudanças estruturais na vida do indivíduo. Também tem o objetivo de ampliar o acesso da Psicologia à parcela da população que não consegue ter um tratamento psicológico em consultórios particulares.

Suas principais características são: trabalhar um foco específico, ter objetivos delimitados, o psicólogo possui um papel ativo e há um planejamento para os atendimentos. Além disso, é importante que o psicólogo tenha uma relação de confiança com o paciente, favorecendo um ambiente acolhedor para ele.

Por ter um o nome “breve”, algumas pessoas acreditam que ela deve ser rápida. Contudo, não precisa acontecer dessa forma. A questão não é o tempo em si, mas o que o psicólogo e o paciente podem fazer juntos dentro desse tempo. Sabe-se que a psicoterapia, seja de qual duração for, é um espaço de escuta e acolhimento de questões emocionais e que isso deve ser fortalecido por um vínculo de confiança.

A psicoterapia breve, por ser uma técnica ativa, pode ser utilizada por várias abordagens psicológicas e com vários públicos, seja a criança, adolescente, adulto ou idosos. E como funciona o atendimento?

Geralmente o cliente busca a primeira sessão devido a algum motivo, seja indicação de alguém ou algum sofrimento emocional que esteja passando. Na primeira sessão, o psicólogo, juntamente com o cliente, verificará quais são as queixas e se há uma demanda psicológica para ser trabalhada.

Após isso, há a formalização do contrato terapêutico, ou seja, o que será acordado para ali em diante, por exemplo: quantidade de sessões, formas de pagamento, sigilo terapêutico, entre outras coisas.

É importante que o cliente se sinta à vontade para trazer suas questões, sendo acolhido em um espaço sem julgamentos. Ele está ali para ser ouvido e compreendido na sua dor, seja ela qual for. A psicoterapia breve, diante desse contexto, busca eleger uma demanda específica para ser trabalhada, principalmente quando se trata de uma crise psicológica, tais como separações, desemprego, lutos, ansiedade, estresse, medos, etc.

Você se identificou com algumas das demandas acima? A Amar.Elo Saúde Mental possui profissionais capacitados para lhe acolher e lhe auxiliar nesse processo de autoconhecimento. Você não precisa lidar com tudo isso sozinho, busque ajuda!

Raquel Moura da Conceição – CRP 11/13589

Ready to Transform your Business with Little Effort Using Brightlane?