Go Back Up

O SENTIMENTO DE SOLIDÃO NOS IDOSOS: ESTRATÉGIAS DE CUIDADO

Jun 24, 2022 5:30:48 PM Psicóloga Liviane Damasceno Vidal - CRP 11/16190 1 min de leitura

O-SENTIMENTO-DE-SOLIDAO-NOS-IDOSOS-2000x1125

Liviane Damasceno Vidal CRP 11/16190

Os versos entoados por Alceu Valença “a solidão é fera, a solidão devora…” na música “Solidão”, retratam um sentimento que já afetava diversos idosos antes mesmo da pandemia da covid-19. Porém, com a adoção das medidas de distanciamento social para reduzir o avanço desta doença, esse sentimento para alguns tornou-se ainda mais acentuado.

A distância física dos filhos, netos, parentes e amigos muitas vezes também são sentidos pelo idoso como um distanciamento afetivo, agora que passeios, abraços, beijos, visitas e viagens devem ser evitadas, de acordo com as medidas sanitárias recomendadas.

Assim, para que o distanciamento físico não seja equivalente ao isolamento socioafetivo, algumas medidas podem ser adotadas por idosos e/ou seus cuidadores.

  1. Incentivar e facilitar os vínculos entre o idoso em isolamento e a sua rede de apoio (amigos, filhos, netos, parentes e vizinhos), o que pode ser feito por meio de recursos como cartas, telefonemas, mensagens de texto, chamadas de áudio e vídeo;
  2. Encorajar o idoso na realização de atividades como ver cursos online, fazer leituras, ouvir músicas, bem como tentar manter reuniões já tradicionais, por exemplo, encontros semanais com os amigos, no mesmo dia e horário, mesmo que de forma virtual;
  3. Mesmo dentro de casa, busque encontrar um local para banho de sol, pois este incentiva a produção de vitamina D;
  4. Incentive-o também à prática de atividades físicas leves;

Outras estratégias de cuidado, em caso de idosos que residem com seus familiares estariam em combinar atividades conjuntas como ver filmes, novelas, jogar ou até mesmo revisitar e compartilhar histórias familiares. Estas são apenas algumas estratégias promotoras de cuidado que fortalecem o vínculo dos idosos com sua rede de apoio, fornecendo a sensação de segurança e de pertencimento.

Caso esse sentimento de solidão seja persistente e devorador, que tal buscar auxílio profissional? No Amar.Elo Saúde Mental você encontrará psicólogos e psiquiatras, profissionais capacitados ao cuidado, numa plataforma de teleatendimento online, porque aqui o Cuidado vai Além da Tela.

 

Psicóloga Liviane Damasceno Vidal - CRP 11/16190

Ready to Transform your Business with Little Effort Using Brightlane?