Você é daqueles que não gosta de ser pego de surpresa, principalmente quando é algo relacionado a sua empresa? Fazer uma pesquisa de clima organizacional pode te ajudar a evitar situações inesperadas no seu time, que muitas vezes poderiam ser evitadas se esse acompanhamento fosse feito com alguma frequência.
Os colaboradores da sua firma recomendam a empresa ou recebem as condições necessárias para efetuar o seu trabalho? Com uma simples pesquisa de clima organizacional você consegue saber desses e outros assuntos ligados ao seu negócio.
Mas como fazer uma? Ou melhor, como e por que essa pesquisa é de fato tão importante? Sabemos que a falta de uma pesquisa de clima organizacional pode gerar dores de cabeça desnecessárias para você e para a sua equipe, mas podemos te ajudar!
Pensando nisso, resolvemos criar este conteúdo com 5 ótimas razões para você fazer uma pesquisa de clima organizacional para a sua empresa e observar o seu time alavancar em rendimento e produção. Acompanhe!
Sabe quando você se depara com um problemão que, até um dia atrás, era somente um pequeno problema? Quando você deixa de conhecer a sua empresa e não fica tão presente por dentro de tudo o que ocorre, você acaba tornando qualquer pequeno probleminha em um problemão.
E é por isso que a pesquisa de clima organizacional é crucial nessas horas, podendo ser um dos seus melhores aliados na hora de tocar a firma pra frente.
A pesquisa de clima organizacional nada mais é que um mapeamento das percepções dos profissionais que trabalham na empresa.
Pesquisar o clima de uma empresa é entender quais os pontos positivos e negativos que permeiam aquele ambiente e afetam todos que ali trabalham. De maneira geral, ela é feita por meio de questionários virtuais ou físicos e de entrevistas.
A realização periódica de pesquisas de clima organizacional possibilitará uma visualização ampla das percepções dos colaboradores sobre a empresa, do bem-estar dos mesmos e da relação desses uns com os outros e, consequentemente, a elaboração de uma estratégia eficaz, tornando o convívio organizacional mais tranquilo.
Inúmeras são as vantagens de realizar uma pesquisa de clima organizacional na sua empresa. Dentre os pontos positivos, separamos alguns. São eles:
Uma pesquisa desse tipo ajuda a otimizar o ambiente e gerar um clima agradável entre funcionários e empregadores. Isso porque identificar problemas e pontos de atritos propicia a resolução deles e uma busca de uma evolução de uma maneira bem mais madura.
É justamente a partir da pesquisa de clima organizacional que, muito provavelmente, você encontre soluções lógicas e rápidas para todos, que podem variar da flexibilização de horários até uma outra forma de trabalho (remoto, híbrido, presencial).
Isso melhora, como consequência, a satisfação do colaborador, que observará a empresa como um pouco mais acolhedora e aberta para o diálogo.
“Todo ser humano quer ser ouvido por alguém que ressignifique a sua dor” — Paula Grave.
É do ser humano querer ser ouvido, compreendido e, por isso, ao se sentirem mais “abraçados” psicologicamente, esses colaboradores realizam um trabalho melhor e mais produtivo, já que estão satisfeitos com o ambiente de trabalho.
Com esse simples gesto, os funcionários se sentem como partes importantes de um todo e, além de melhorarem e se sentirem motivados na vida pessoal, geram bons impactos na sua empresa.
Dito isso, a relação empresa-funcionário irá melhorar bastante com todos alinhados.
De acordo com um levantamento feito pela Universidade de Warwick, no Reino Unido, funcionários felizes são 12% mais produtivos que os demais. Pode-se entender, então, que a produtividade está diretamente ligada à felicidade do funcionário.
Ao levar isso em consideração, a pesquisa de clima organizacional se torna ainda mais relevante, já que também diz respeito aos sentimentos do profissional sobre motivação, bem-estar e ambiente de trabalho.
A primeira coisa que você deve ter em mente, enquanto empresário, é que você precisará de dedicação e investimento em recursos (Google Forms, papel, banner, site etc) para realizar uma pesquisa de clima organizacional na sua empresa.
Para isso, é fundamental que a gestão e o RH caminhem juntos para criar uma pesquisa abrangente.
O primeiro passo é definir se a pesquisa será para toda a empresa ou dividida por setores específicos. Em seguida, definir os objetivos da realização da pesquisa. Mesmo que esta seja feita para identificar motivos, tratar a origem também é importante.
Definido isso, você pode iniciar a pesquisa de clima organizacional. Contudo, é importante que, para que a pesquisa funcione de uma maneira assertiva, os líderes estejam presentes e envolvidos desde o início do processo.
Já no desenvolvimento da pesquisa de clima organizacional você irá notar que as pessoas provavelmente se sentirão inseguras logo no início. Isso é normal.
Para passar a segurança necessária, é importante garantir o anonimato nas respostas para encorajar os colaboradores e receber um feedback mais realista da situação.
Para que a pesquisa não seja excludente e dialogue com todos os funcionários, as perguntas devem ser claras, objetivas e direcionadas aos trabalhadores.
Após compilados os dados e levantadas as questões, você precisará montar um plano de ação e divulgar para toda a empresa.
Assim, todos estarão cientes que há, de fato, uma preocupação real da gestão em oferecer o melhor ambiente de trabalho.
Mas o que elaborar com esses dados? É justamente sobre isso que falaremos no tópico seguinte.
Com as respostas já em mãos, será muito mais fácil para você identificar os pontos que precisam ser melhorados na sua empresa.
Agora que você já sabe como criar uma pesquisa de clima organizacional, é importante armazenar os dados em uma planilha e a partir das respostas da pesquisa, pensar em ações e métodos para corrigir o que está gerando insatisfação na equipe.
Não crie uma falsa esperança nos seus funcionários, seja transparente com as possibilidades de mudança, invista em pontos fortes com boas notas e busque melhorar questões muito repetidas pelos funcionários.
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