Go Back Up

Prejuízos emocionais advindos da Ressaca Moral

Feb 7, 2024 4:52:36 PM Psicóloga Ximena Caroliny - CRP 11/11088 4 min de leitura

Seja o lazer em período de carnaval, noitada de final de semana, experiência frequente, ocasional ou até mesmo esporádica, a procura e o consumo de experiências prazerosas e disruptivas são comuns. 

No dia seguinte, você acorda com aquela sensação de que a cabeça vai explodir, com a boca seca e muita sede, com uma fraqueza nas pernas e entre outros sintomas. Pois é, você pode ter exagerado no consumo. 

Esses sintomas são da ressaca física. E sabe que ela dificilmente vem sozinha, pois não bastasse o mal-estar no corpo, ele costuma vir acompanhado do mal-estar emocional.  

Estamos falando da ressaca moral, aquele sentimento desagradável, recheado de culpa, que aparece depois daqueles excessos do dia anterior.  

O processo da ressaca moral é caracterizado pelo conflito intrapessoal, com sentimentos  de vergonha, arrependimento, tristeza e angústia.   

Mas sabe o que essa experiência pode te levar a compreender? Que refletir sobre sua ressaca moral pode servir como uma lupa para ampliar sua percepção de si. 

  • Encare sua experiência como uma oportunidade de aprendizagem e superação. 
  •  Reconheça quais os aspectos da sua imagem que não combinam mais com você e quais precisam ser atualizados.  
  • Comunique-se com as pessoas envolvidas. Expresse seus sentimentos. As pessoas costumam ser mais compreensivas do que você imagina. 
  • Se aproprie da sua potencialidade para desenvolver novas atitudes comportamentais diante da vida. 

Essas dicas podem ajudar a lidar com o ‘dia seguinte’.  

Isso nos leva a considerar que a ressaca moral não será destrutiva. Pode ser um momento de reflexão, autocrítica e busca por mudanças de comportamento. Estamos sempre em transformação!   

Mas é importante observar se o descontrole emocional está se tornando um hábito na sua vida. Se for o seu caso ou de alguém próximo a você, o ideal é procurar um especialista. A psicoterapia irá auxiliar no entendimento no processo de autoconhecimento e busca por cuidados e crescimento pessoal.  

Psicóloga Ximena Caroliny - CRP 11/11088

Ready to Transform your Business with Little Effort Using Brightlane?