Go Back Up

SAÚDE MENTAL DO TRABALHADOR: DORES ATUAIS

Jan 2, 2024 11:06:14 AM Robert Saraiva Ferreira da Costa 4 min de leitura

Dados do  Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), apontam que em 2022, 209.124 mil pessoas foram afastadas do trabalho por transtornos mentais, entre depressão, ansiedade, burnout e outros transtornos. Já o Relatório Anual do Estado Mental do Mundo, encomendado pela Sapien Labs, divulgado em março de 2023, mostra que o Brasil ocupou o terceiro pior índice de saúde mental em um ranking que contou com 64 países habilitados para a internet, ficando abaixo apenas da África do Sul e do Reino Unido. Segundo esse estudo, 33,5% dos brasileiros, ou seja, uma a cada três pessoas, relataram diversos sintomas relacionados a transtornos mentais.

 Recentemente um relatório da OMS constatou que 15% dos adultos em idade laboral ativa sofreram com algum tipo de transtorno mental, esse mesmo estudo aponta os assédios morais como bullying e a violência psicológica como as principais queixas de impacto negativo em relação a saúde mental. Outro dado da OMS traz que anualmente cerca de 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos por causa de depressão e ansiedade, custando à economia global quase 1 trilhão de dólares. 

Esses dados atestam que existe uma “pandemia” crescente que atinge cada vez mais pessoas, que é o adoecimento por saúde mental. Podemos definir como adoecimento mental, qualquer coisa que tire nossa habilidade emocional ou cognitiva de lidar com as situações rotineiras. Olhar para essa definição é importante para entendermos que saúde mental não é só ausência de transtornos, mas sim todos esses desarranjos que vamos negligenciando no dia a dia.

Falar abertamente sobre saúde mental ainda é um tabu no ambiente de trabalho e a difusão desse assunto de uma forma mais clara e profunda diante dos números expostos, essa conscientização carece de mais atenção e energia. A falta dessa comunicação implica em mais adoecimentos e com isso temos um ambiente de trabalho menos produtivo, além dos prejuízos financeiros que cada afastamento causa, afetando negativamente a cultura organizacional. 

Os  principais fatores que geram insegurança psicológica e atingem a saúde mental dos trabalhadores são:

  • Assédio moral
  • Gestão autoritária
  • Metas injustas e mal estabelecidas
  • Planos de cargos desestruturados
  • Ritmo de trabalho desenfreado
  • Comunicação violenta
  • Processos desorganizados 

Uma das definições mais precisas sobre segurança psicológica é dada pela Dra. Amy C. Edmondson que define segurança psicológica como a crença de que o ambiente de trabalho é seguro para a tomada de riscos interpessoais. O conceito refere-se à experiência de se sentir capaz de falar com ideias, perguntas ou preocupações relevantes. A segurança psicológica está presente quando os colegas confiam e respeitam uns aos outros e se sentem capazes de serem sinceros. 

Um dos pontos para que possamos medir a segurança psicológica de uma empresa é a liberdade que um colaborador tem de relatar para seu superior um erro ou dar uma sugestão para melhoria do processo ou até mesmo uma ideia inovadora. Quando esse “silêncio organizacional” acontece é sinal de que existe um clima de risco para a saúde mental dos colaboradores.

O que fazer então para prevenir o adoecimento mental nas empresas?

Confira dicas que podem ajudar nesse processo

Investir em estruturas e estratégias em saúde mental: A psicoeducação é umas das principais aliadas no processo de prevenção ao adoecimento mental. Treinamentos sobre comunicação não violenta, palestras sobre saúde mental, Práticas de técnicas de gestão de estresse e ansiedade são essenciais para tornar o clima mais seguro.

Estabelecer horários de descanso: Certifique-se de que seus funcionários tenham horários de descanso regulares para se recuperarem do ritmo acelerado do trabalho.

Comunicação aberta e humanizada: Crie um ambiente de trabalho onde seus funcionários possam falar abertamente sobre seus sentimentos e preocupações, sem medo de julgamento ou represálias. Onde eles possam comunicar erros e ideias de forma livre e sem medo.

Promover saúde: Ofereça oportunidades para que seus funcionários pratiquem atividades saudáveis, como alongamento ou mindfulness, durante o horário de trabalho.

Ofereçer apoio: Se um funcionário precisar de ajuda para lidar com questões de saúde mental, escute-o e, se possível, ofereça recursos, como ajuda de um terapeuta ou psicólogo.

A saúde mental é tão importante quanto a saúde física, empresas psicologicamente seguras, dão mais resultado e permanecem com seus talentos por mais tempo. As empresas de sucesso já perceberam que saúde mental não é gasto e sim investimento. Um clima e cultura psicologicamente seguros gera mais lucros e resultado, além de fomentar uma sociedade cada vez menos adoecida mentalmente

 

Referencias: A Organização Sem Medo: Criando Segurança Psicológica no Local de Trabalho para Aprendizado, Inovação e Crescimento / Amy C. Edmondson; traduzido por Thais Cots - Rio de Janeiro: Alta Books, 2020.

https://www.paho.org/pt/noticias/28-9-2022-oms-e-oit-fazem-chamado-para-novas-medidas-enfrentamento-das-questoes-saude
https://www.paho.org/pt/noticias/17-6-2022-oms-destaca-necessidade-urgente-transformar-saude-mental-e-atencao

Robert Saraiva Ferreira da Costa

Ready to Transform your Business with Little Effort Using Brightlane?