TÉDIO, A OPORTUNIDADE DE MUDANÇAS
Jun 24, 2022 5:47:21 PM Psicóloga Valdirene Rodrigues - CRP 11/15338 3 min de leitura

Valdirene Rodrigues CRP 11/15338
Quem nunca se sentiu desanimado em alguns momentos da vida, sem vontade ou com dificuldade de se concentrar para fazer as tarefas de sua rotina?
É comum se entediar em determinadas situações e acabar se distraindo com outras coisas mais interessantes, principalmente quando nossas ações se tornam repetitivas e entramos no modo automático.
O tédio é um mecanismo do nosso cérebro para nos motivar a mudar as nossas atitudes e ir em busca de novas emoções, e podemos fazer isso usando a nossa criatividade, inovando o modo de realizar as coisas ou até mesmo indo de encontro a novas atividades que proporcionem experiências que nos causam satisfação.
É importante lembrar que somos nós os responsáveis pelas nossas escolhas, pelo planejamento e organização de nossa rotina, e que se tem algo que nos incomoda, devemos parar e perceber o que pode ser feito e qual a melhor maneira para transformar, executar e mudar a situação indesejada.
Às vezes, pensamos e agimos de forma cristalizada, como se não pudéssemos mais alterar a rota do destino idealizado. Algumas pessoas, para driblar o tédio, acabam adotando alguns hábitos não saudáveis, que trazem consequências negativas para própria saúde, como abuso de substâncias, compulsão alimentar e sedentarismo.
Muitos, passam horas e horas deitados, navegando nas redes sociais e vendo a vida de outras pessoas; comem compulsivamente, sem se dar conta da qualidade e quantidade do que colocam na boca, tudo para não sentir aquela sensação de vazio e chatice; e de repente, aquilo que era pra ser um momento de descanso e relaxamento, se tornou um costume prejudicial.
Devemos perceber o tédio como um jeito de estimular a mudança de comportamento, podendo ser encarado como oportunidade de colocar a criatividade em ação. Vale ressaltar que, quando passamos muito tempo parados ou enfadados, realizando as mesmas atitudes, ao começarmos a colocar os planos em prática, possivelmente encontraremos dificuldades no início. E isso pode fazer com tenhamos alguns pensamentos de fuga – uma espécie de autossabotagem, que é mais um artifício do cérebro para tentar nos poupar de um futuro gasto de energia ou, quem sabe até, o medo do fracasso.
Talvez você se veja confuso, sem saber identificar por onde começar, quais hábitos podem ser modificados, o jeito de realizá-los corretamente ou até mesmo como substituí-los. Possivelmente, você se sinta tentado a permanecer no mesmo lugar, no aconchego da mesmice, na busca de fontes de prazeres imediatos. Quem sabe você pense: não seria melhor permanecer aqui, sem muito esforço? Iniciar coisas novas vai dar trabalho e eu já estou acostumado com essa rotina… pode ser que você sinta preguiça ou não queira mudar por razões de conformismo.
Mas, lembre-se! Continuar nessas circunstâncias impedirá o seu progresso, e você perderá a oportunidade de aprender novas coisas, perceber e vivenciar novas sensações e emoções.
Entretanto, se você não tem ideia de como e por onde começar, aqui vão algumas sugestões para ajudar na inspiração e no reconhecimento das ações que precisam ser renovadas:
● Reorganize a sua rotina, estabelecendo uma lista de prioridades e horários para cada tarefa;
● Aprenda novos jogos;
● Cultive um jardim ou hortaliças;
● Aprenda um novo idioma;
● Faça novas receitas;
● Reveja fotos antigas;
● Monte um quebra-cabeça;
● Escreva seus sentimentos e pensamentos num diário;
● Redecore a sua casa ou o seu quarto;
● Pratique meditação;
● Exercite-se;
● Reorganize o seu guarda-roupas;
● Cante e dance;
● Pesquise e ouça novas músicas;
● Aprenda uma arte marcial;
● Cuide de si mesmo (lave e hidrate os seus cabelos, faça as unhas, esfolie sua pele);
● Leia um livro;
● Faça cursos on-line do seu interesse;
● Contemple a natureza;
● Estude sobre um assunto que desperte a sua curiosidade;
● Conserte aquela coisa quebra que está encostada;
● Reúna os familiares de casa e faça uma sessão de cinema vendo alguns filmes.
Espero que tenha incentivado você a se questionar sobre o estado em que se encontra e se está satisfeito com a sua rotina. Se chegar à conclusão de que deve fazer mudanças em seus hábitos, essa lista de tarefas é uma ótima forma de despertar a sua imaginação e começar a criar e colocar em prática inúmeras possibilidades para um novo recomeço na sua jornada pelo dia a dia, para que passe a realizar as suas tarefas com mais prazer.
Boa sorte!
