Go Back Up

VAMOS FALAR DE AUTOESTIMA?

Jun 24, 2022 5:45:15 PM Psicóloga Aline Bernardo - CRP 05/47329 3 min de leitura

VAMOS-FALAR-DE-AUTOESTIMA-2000x1125

Aline Bernardo (CRP 05/47329)

Segundo o dicionário Aurélio, autoestima significa: “apreço ou valorização que uma pessoa confere a si própria, permitindo-lhe ter confiança nos próprios atos e pensamentos”. A autoestima é o valor que você dá a si mesmo, o quanto você se gosta. Uma atitude de origem interna, é algo relacionado à como você se vê por dentro, não é nada que você faça fora de si mesmo.

A autoestima está na base das nossas relações (que começa exatamente na nossa relação consigo mesmo), no pensamento e construção de quem eu sou e na aceitação de que mereço todos os meus desejos, na confiança de me apropriar da minha vida e da forma como sou.

Mas, se você não se sente assim, talvez esteja emocionalmente comprometido, com autoestima baixa. A autoestima está também ligada aos estímulos positivos e negativos que recebemos externamente, e a forma como os interpretamos, ao sucesso que se tem, quando se acha capaz de fazer ou ser quem deseja ser.

Se eu conseguir me perceber de forma mais elevada, vou ter espaço para alcançar cada vez mais coisas e melhorar a visão que tenho de mim mesmo. E tudo isso começa com a crença de que é possível!

Para isso, você precisa ser a melhor versão de si mesmo. Busque estar atento a como está recebendo esses estímulos. Abaixo, listei alguns pontos que podem ajudar a manter o equilíbrio necessário para não nos comprometer mentalmente de forma não saudável.

  1. a) Não se compare com ninguém! Isso não agrega nada à sua autoestima. Se valorize e busque pontos positivos no seu íntimo. Lembre-se, você é um ser humano único, suas crenças e valores são baseados na sua história, não podemos e principalmente não devemos nos comparar, pois cada um tem a sua própria história. Essa comparação pode ser o ponto de partida, o gatilho para inúmeros comprometimentos emocionais. Esteja atento!
  2. b) Tenha amor-próprio! Se valorize, pense positivamente, faça sempre o melhor que puder. Mas esteja também atento ao fato de que não pode desistir ou se acomodar, o que você faz é o melhor que pode fazer naquele momento. Não pare, busque sempre a evolução, esse processo é contínuo.
  3. c) Não viva do passado. Ele te trouxe até aqui, mas acabou! Agora é hora de seguir em frente e use dele somente como aprendizado. É a partir de onde parou e do que viveu que poderá dar seguimento a sua história e às suas realizações.
  4. d) Escolha conviver com pessoas que te respeitem, que te admirem e principalmente que te estimulem a ser e dar o seu melhor. Lembre-se, a troca com essas pessoas pode agregar a todos os envolvidos. Se doe a elas também, o crescimento é um processo contínuo.
  5. e) Não entre em competição com ninguém. Você tem os seus limites e é único. Estabeleça metas consigo mesmo, a questão aqui é sobre você, jamais sobre o outro. A comparação é tóxica, comprometedora e pode ser o seu maior boicote, fique sempre alerta a isso.
  6. f) Foque no uso das suas forças, desenvolvendo-as em sua potencialidade máxima, e não nas suas fraquezas. As suas fraquezas são os pontos que deve buscar melhorar, através de profissionais capacitados e sérios. Jamais brinque com a sua Saúde Mental, ela pode comprometer toda a sua qualidade de vida.
  7. g) Não se incomode com a opinião alheia, não finja ser o que não é para agradar aos outros, porque jamais será pleno desta forma. Seja natural, autêntico, você é o melhor que pode ser quando se permite ser o que realmente é, naturalmente. Não force ser alguém que não é, ou não conseguirá ser a sua melhor versão.
  8. h) Faça o que gosta, o que te faz bem, faça por você e não pelos outros, faça com que isso seja o bastante para você. Busque os seus momentos, a sua plenitude, busque e foque em você e, assim, poderá ser e dar o melhor para quem desejar.

Estes são alguns passos básicos que podem auxiliar em um processo de cura, de autoconhecimento e de busca por melhorias e plenitude. A psicoterapia é uma grande forma de ajuda, e o psicólogo é um profissional com técnicas valiosas nesse processo.

 

Psicóloga Aline Bernardo - CRP 05/47329

Ready to Transform your Business with Little Effort Using Brightlane?