DIVERSIDADE NAS ORGANIZAÇÕES
Jun 24, 2022 5:53:21 PM Psicóloga Carolina de Lourdes - CRP 11/04145 2 min de leitura

Carolina de Lourdes (CRP 11/04145)
Partindo do pressuposto de que somos pessoas únicas no mundo, todos diferentes uns dos outros, é possível dizer também que todos nós produzimos singularidade. Em coletivo, somos potencializadores de diversidades.
Na sociedade, a cultura surge como fator agregador na formação do ser humano, com papel importante na manutenção das crenças, pactuações de valores e aproximação entre semelhantes. Ampliando o olhar para o contexto organizacional, é possível dizer que não há como pensar em Gestão se não associarmos a ela conceitos básicos do desenvolvimento humano, assim como cultura e estratégias.
Dessa forma, a noção de engajamento dos colaboradores vai necessariamente perpassar pela diversidade, quando de forma positiva, validando as diferenças e semelhanças entre indivíduos. Vivemos hoje em uma sociedade pluricultural. Isso sem falar no atual movimento de gestão, onde as organizações estão sendo convocadas a desenvolver processos cada vez mais ampliados.
É de conhecimento geral que diferentes etnias, crenças e orientações num mesmo espaço de trabalho é um fator que favorece aumento de trocas de experiências, amplia as oportunidades de desenvolvimento e de potencial criativo, gera sentimento de engajamento e promove a inovação, tudo isso a partir do estreitamento das relações interpessoais.
Perceber e lidar com a diversidade e inclusão dentro das organizações requer observação e disponibilidade para mudanças organizacionais. Vale ressaltar também que a diversidade precisa compor os valores da empresa.
Para alinhar a cultura mundial da diversidade à cultura organizacional, é necessário o uso de estratégias consolidadas na participação do coletivo. Assim, a vivência das potencialidades e dos desafios pode ser compartilhada e “solucionada” por todos os envolvidos, o que inclui gestão e colaboradores.
Como sujeitos coletivos, a sensação de pertencer àquele ambiente promove segurança, fidelidade e gera vínculos. Então, pensar estratégias para alinhar a comunicação e linguagem, a rotina e o funcionamento das atividades, a estrutura física e o bem-estar de quem o habita, e principalmente, trabalhar a quebra de estigmas e outros preconceitos, cativa as pessoas.
Que pessoas felizes trabalham de forma mais assertiva e trazem melhores resultados, isso talvez você já soubesse. Mas já tinha se atentado ao fato de que um ambiente organizacional diverso e seguro também pode gerar isso?
Promova a diversidade na sua empresa, e estará promovendo também um ambiente propício para a geração de resultados cada vez mais extraordinários. Um negócio, seja ele do que for, será sempre, no final das contas, composto pelas pessoas que o constroem.