CUIDANDO DO CUIDADOR:SUPORTE AOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM EM TEMPOS DE COVID-19
Jun 24, 2022 4:48:40 PM Psicóloga Carolina de Lourdes - CRP 11/04145 2 min de leitura

Assistimos hoje a uma nova realidade configurada ao longo de um ano de duração da pandemia da Covid-19. Nesse período, pudemos observar os processos mundiais de adequação e enfrentamento ao perigo iminente do coronavírus, além de outras medidas aplicadas à rotina diária de segurança e preservação da vida humana. Com o processo de cuidados com a saúde não foi diferente. Os maiores esforços agora apresentavam-se no sentido de (re)significar. E, dentro desse recorte, profissionais da saúde, independentemente do cargo ou formação, se uniram para garantir assistência àqueles que necessitavam. Sob o preceito da veracidade de fatos, aqueles que desempenhavam funções tidas como essenciais, lideraram o combate que, em diversos momentos, foi envolto em incertezas, fragilidades, vulnerabilidades e vários outros desgastes, tanto físicos quanto mentais. Embora o Home Office tenha atingido uma grande parcela da população produtiva, muitos não puderam optar pelas novas modalidades de trabalho, mas, fizeram o que lhes era possível, e construíram fortalezas para suportar e superar tamanho desafio.
Estas foram e continuam sendo escolhas difíceis, vivenciadas diariamente, em que se assumem grandes responsabilidades, diante das possibilidades reduzidas. São frequentes as queixas relacionadas ao esgotamento físico e mental, aumento dos níveis de stress, casos de ansiedade, irritabilidade, depressão, insônia, sintomas relacionados ao transtorno de adaptação e uma alarmante onda de surgimento da síndrome de Burnout. Diante desse cenário, cada vez mais faz-se importante a criação de espaços apropriados e qualificados para acolher as angústias, frustrações, medos e fracassos desses profissionais, além de propiciar a eles a reflexão sobre os desafios, conquistas, qualidades e fortalezas, atingidas a nível subjetivo, assim como no coletivo.
O fortalecimento da imagem de equipe de trabalho, suas consonâncias e superações, auxiliam no processo estratégico de motivação pessoal, que está diretamente ligado à sensação de integração no grupo ou equipe.Os cuidados prestados àqueles que agiram como vetor de cuidado, nesse momento, ganham uma repercussão que ultrapassa os limites laborais e atingem valores a níveis mais pessoais. Com tal finalidade, algumas atividades vêm ganhando maior visibilidade e crescendo no número de adeptos. Práticas como o relaxamento, a meditação, as automassagens, as sessões de leituras compartilhadas, as discussões de textos e músicas em grupo, a escuta acolhedora e o uso de difusores, óleos essenciais e fitoterápicos.