Go Back Up

SUICÍDIO E AS ORGANIZAÇÕES. QUAL A RELAÇÃO?

Sep 1, 2023 1:54:19 PM Psicóloga Aline Bernardo - CRP 05/47329 2 min de leitura

Aline Bernardo - CRP 05/47329

Percebemos que, ultimamente, as organizações têm procurado ficar mais atentas no que diz respeito à saúde emocional de seus colaboradores. Com todas as mudanças no ambiente de trabalho, o estresse e desgaste emocional se tornaram mais presentes, juntamente com a incerteza e o medo do desconhecido. Isso despertou nas organizações a importância de cuidar preventivamente dessas questões, a fim de evitar consequências extremas, como o burnout ou até mesmo problemas de saúde mental mais graves.

Diante desse contexto, muitas empresas têm optado por oferecer benefícios que visam minimizar esses impactos, como o acesso ao atendimento psicológico e a conteúdos de psicoeducação para os colaboradores. Acreditamos que ao cuidar da saúde emocional dos profissionais as empresas estão investindo em um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. 

A Saúde Mental não é um tema que basta ser lembrado pontualmente em campanhas,  é necessário integrá-lo no dia a dia da organização, criando espaços para que os colaboradores se sintam à vontade para expressar seus incômodos e buscar ajuda sem o receio de estigmas ou consequências negativas, como perda de emprego.

Além disso, a criação de ambientes saudáveis de trabalho desempenha um papel crucial nesse processo. Isso inclui estabelecer um bom relacionamento entre gestão e equipe, bem como uma distribuição equilibrada de tarefas, permitindo o envolvimento dos colaboradores e o reconhecimento por parte da empresa.

Cabe ao setor de Recursos Humanos disseminar a cultura do cuidado, priorizando absolutamente sua saúde como medida de qualidade de vida e melhora na performance de trabalho, promovendo uma comunicação clara e eficiente sobre o tema. Dessa forma, empresa e colaborador podem trilhar juntos o caminho para tornar a realidade do ambiente de trabalho mais propícia à recuperação e ao bem-estar mental.

É importante destacar que fatores como estresse, ansiedade, depressão e burnout são determinantes para o adoecimento mental. Em muitos casos, as demandas de trabalho exaustivas, juntamente com assédios, intimidações e competitividade excessiva, comprometem a qualidade de vida dos colaboradores e afetam seu desempenho profissional.

Investir na saúde mental dos colaboradores é uma estratégia fundamental para o sucesso e bem-estar de todos. Segundo o Panorama Futuro do Trabalho da Gupy, 84% das pessoas acreditam que as empresas devem investir mais nessa área, número que sobe para 88% quando consideramos as mulheres. Além do impacto na equipe, as empresas enfrentam a queda na produtividade e nos resultados devido a essas questões. Portanto, é crucial buscar formas de investir na saúde mental dos colaboradores como parte de uma abordagem preventiva em equipe.

Dados de uma pesquisa realizada pela Universidade Nacional Australiana também revelam que um ambiente de trabalho opressor tem um impacto mais negativo na saúde mental do que o próprio desemprego. Compreender a organização como um conjunto de pessoas suscetíveis ao adoecimento e assumir a responsabilidade de cuidar do bem-estar coletivo é fundamental para reduzir os índices de adoecimento e construir uma melhor qualidade de vida.

Fontes:

https://oem.bmj.com/content/68/11/806.abstract

 https://saudemental.com.br/blog/saude-mental-no-trabalho

https://oglobo.globo.com/economia/afastamento-por-transtorno-mental-dispara-na-pandemia-24862153

https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br

https://blog.flashapp.com.br/saude-mental-no-ambiente-de-trabalho

Psicóloga Aline Bernardo - CRP 05/47329

LEVE AGORA O NOSSO PROGRAMA DE SEGURANÇA EMOCIONAL PARA SUA EMPRESA