Fit cultural: o que é, benefícios e perguntas que NÃO pode deixar de fazer

Oct 28, 2022 6:00:00 AM Psicóloga Lorena Soares Rebouças Valentim (CRP 11/1740) 6 min de leitura

fit cultural

Você sabe contratar o pessoal certo para a empresa considerando as equipes, setores e valores da sua empresa? Uma forma de encontrar o funcionário ideal, que dialogue com os preceitos da firma é realizando uma análise de fit cultural.

Se o seu desafio é justamente montar um “dream team” e elevar o nível da sua empresa sem ter aquela dor de cabeça na hora da contratação, ou pior, aquele arrependimento uma vez que o colaborador não se encaixa no perfil da empresa, realizar o fit cultural pode te ajudar. 

Mas o que é de fato o fit cultural e como ele pode ajudar no seu negócio? Para que você saiba um pouco mais sobre o que é o fit cultural, os benefícios de realizar essa pesquisa na sua empresa e quais perguntas fazer na hora de contratar o pessoal certo para a firma, separamos esse conteúdo especialmente para você.

Faça o melhor pela sua organização e continue a leitura!

Afinal, o que é o chamado fit cultural?

Você já ouviu falar em fit cultural? Esse termo basicamente define o alinhamento que um colaborador tem de personalidade e afinidade com os valores da empresa, ou seja, a aptidão do empregado de se adaptar aos propósitos de uma empresa. 

Para saber se essa pessoa corresponde com os propósitos da empresa, o empregador precisa conhecer o futuro funcionário e avaliar o nível de adequação do candidato à vaga.

Uma forma de fazer esse “nivelamento” é realizar, no processo seletivo, uma pesquisa de fit cultural. 

A realização do fit cultural, atualmente, é um dos critérios importantes visado por empresas na hora da contratação de um novo funcionário, afinal de contas, é sabendo um pouco mais sobre fit cultural que você consegue nivelar expectativas e entender se o candidato de fato se enquadra bem na vaga pretendida.

Sim, a gente sabe que é sempre uma grande dificuldade empregar novas pessoas para fazerem parte do time, por isso essa pesquisa de fit cultural é uma boa ideia. Assim você consegue analisar esse novo funcionário mais de perto.

Benefícios do fit cultural 

Como já falamos um pouquinho no início do texto, o chamado fit cultural é a capacidade que o candidato tem para se encaixar bem na empresa de acordo com determinada vaga, compartilhando de valores, linguagem e objetivos de vida alinhados aos da corporação.

De forma mais simples ainda, o fit cultural é o grande responsável por alinhar todos os colaboradores aos princípios da empresa.

E quando se tem um time de profissionais que caminham com os valores da empresa, diversos são os benefícios no momento de realizar a seleção dos candidatos.

Confira agora alguns dos benefícios de se fazer uma entrevista/pesquisa de fit cultural:

  1. Contratações assertivas

Uma contratação que considera o fit cultural do candidato tem muito mais possibilidade de ser assertiva e vantajosa. Sim, afinal, mesmo que a pessoa se candidate para uma vaga específica, ela ainda se dará bem com os outros setores da empresa, pois já compartilha dos mesmos valores da firma.

Uma boa consequência disso é uma grande equipe que se encaixa perfeitamente. Dessa forma o seu time ficará ainda mais robusto e de alto nível, já que os colaboradores caminham com os interesses da companhia. 

Inclusive, isso vai colaborar para a identidade da empresa, que será lembrada como “a empresa que pensa dessa forma”, gerando ainda mais destaque e competitividade no mercado. 

  1. Colaboradores engajados geram resultados reais 

Uma das coisas mais difíceis de encontrar no mercado de trabalho são pessoas apaixonadas pelos seus empregos, orgulhosas por fazerem parte de uma empresa. E sim, encontrar indivíduos com esses sentimentos pode trazer diversas vantagens para a sua corporação. 

Um estudo sobre a diferença entre resultados de equipes engajadas e não engajadas realizado pelo Instituto de Pesquisa Gallup, em 2020, identificou que colaboradores engajados vendem 20% a mais, são 17% mais produtivos e apresentam 40% a menos de absenteísmo. O estudo foi realizado com mais de 1,8 milhão de colaboradores, em 230 empresas e em 73 países. 

Como uma resposta ao que o engajamento nas empresas gera, as empresas que possuem maior nível médio de engajamento de seus colaboradores geram 21% a mais de lucro. É ou não é um bom número?

Isso se dá porque os indivíduos motivados e acolhidos buscam sempre entregar o melhor que podem. Esse crescimento escala ainda mais a sua empresa e também a carreira do seu funcionário, afinal, estamos falando aqui de um crescimento mútuo. 

  1. Diminuição da rotatividade de pessoal 

Um dos maiores problemas de uma empresa é a rotatividade de funcionários. Esse vai e vem de gente é prejudicial porque você precisa realizar novos processos seletivos frustrantes e ainda compromete o entrosamento da equipe. 

Com a análise do Fit Cultural você não precisa ter dores de cabeças para fazer novas seleções, já que com ele você consegue reter os “talentos escondidos” na empresa e evitar demissões frequentes. 

  1. Fortalecimento do trabalho em equipe

Não adianta ter uma boa equipe com bons profissionais que só trabalham bem individualmente e não conseguem trabalhar em conjunto para alcançar os objetivos da empresa, não é mesmo?

Uma equipe que possui fit cultural mantém o diálogo entre si, considerando os valores da companhia e desenvolvendo um trabalho excelente. 

A gente sabe que as pessoas são naturalmente diferentes, mas em uma empresa de sucesso, é crucial que certos valores sejam compartilhados por todos. 

Identificar esse aspecto como importante e analisá-lo nas entrevistas previne possíveis problemas de entrosamento e fortalece o trabalho em equipe. 

  1. Redução de custos

Uma coisa que muita gente concorda é em relação ao dinheiro, afinal, ninguém gosta de gastar, não é mesmo?

Muitos processos seletivos geram custos para as empresas, sejam eles quais forem (custos com papel, criação de sistemas, softwares etc). Dessa forma, quanto mais bem sucedida é a seleção, com fit cultural, claro, menos precisarão ser realizadas futuramente.

Assim, sua empresa evitará futuras despesas. 

Perguntas que você NÃO pode deixar de fazer em uma análise de fit cultural

Antes de realizar uma análise de fit cultural, você precisa elaborar bem as perguntas que planeja fazer para colocar na entrevista. As perguntas, como já dissemos previamente, devem ser formuladas com base nos preceitos da empresa.

Mas se você ainda estiver na dúvida de quais perguntas fazer para conseguir realizar uma boa análise de fit cultural, selecionamos algumas que podem te ajudar. Converse com seu RH e veja se estas podem ser importantes para o processo seletivo da sua empresa.

Confira alguns exemplos:

  • Por que deseja trabalhar conosco?
  • De que maneira as suas habilidades podem contribuir para a empresa?
  • Quais são as habilidades que deseja adquirir conosco?
  • Qual foi o maior desafio em sua trajetória profissional? O que fez para superá-lo?
  • Como você lida quando comete um erro?
  • Você desempenha melhor o seu trabalho em equipe ou sozinho?

Por que ter bem-estar emocional na cultura da empresa?

Agora que você conhece um pouco mais sobre o que é o fit cultural, os benefícios e quais perguntas não deixar de fazer na hora da avaliação, por que não torná-lo como um dos valores da sua empresa? 

Ao entender o fit cultural como um dos princípios do seu negócio, você estará construindo uma linha funcionário-empresa muito mais estreita e emocionalmente estabelecida.

Como já dissemos ao longo do texto, ao ter esse fit cultural definido você terá muito mais resultados, equipe engajada, contratações mais assertivas e um fortalecimento da equipe muito maior. 

Mas isso não poder ser limitado. O fit cultural também pode ser um auxiliar no processo de reconhecimento do emocional da sua empresa. 

Ao fazer isso, você conseguirá ofertar para os seus funcionários um ambiente mais saudável. Portanto, se você visa alavancar o seu negócio e cuidar da saúde mental dos seus colaboradores, conte com a Amar.elo! 

E sim, de saúde mental, qualidade de vida no trabalho e saúde emocional a gente entende. 

Para ter conteúdos parecidos com este, melhorar o clima organizacional da sua empresa e elevar a qualidade de vida dos seus funcionários, acompanhe o nosso blog!

 

 

 

Psicóloga Lorena Soares Rebouças Valentim (CRP 11/1740)

LEVE AGORA O NOSSO PROGRAMA DE SEGURANÇA EMOCIONAL PARA SUA EMPRESA