Maternidade e trabalho

estresse saúde emocional Maternidade e trabalho May 3, 2023 10:05:46 AM Psicóloga Kênia Cabral Bitu - CRP 11/08073 3 min de leitura

maternidade-trabalho

A maternidade é um momento único na vida de uma mulher, mas também pode ser um período de grandes desafios quando se trata de conciliar a criação dos filhos com o trabalho, muitas mulheres se sentem culpadas por não poderem estar presentes em todos os momentos com seus filhos, ou por não poderem se dedicar totalmente ao trabalho. Essa pressão constante pode gerar a abertura de quadros como: ansiedade, depressão e outras condições de saúde mental. A pressão por um equilíbrio entre a maternidade e vida profissional pode ser elevada, especialmente em ambientes de trabalho onde a cultura organizacional não valoriza as demandas familiares. Infelizmente, muitas empresas ainda perdem talentos valiosos de mulheres mães por não compreenderem e apoiarem adequadamente suas necessidades e desafios. 

Afinal os desafios da maternidade são muitos, o cuidado com o recém-nascido, a amamentação, a privação de sono com as noites mal dormidas e a falta de tempo livre são apenas alguns exemplos de como a rotina pode mudar drasticamente após o nascimento de um filho.

Em outra instância a pressão para retornar rapidamente ao trabalho também pode ser um grande desafio. Algumas empresas oferecem poucos dias de licença maternidade, o que pode dificultar a recuperação física e emocional da mãe após o parto e prejudicar o vínculo com o bebê. Ou ainda pode ocorrer a antecipação do retorno da licença maternidade por parte da mãe trabalhadora que não consegue melhor se ajustar à nova rotina.

No entanto, é importante ressaltar que no Brasil, as mulheres têm direito a pelo menos 120 dias de licença-maternidade remunerada, com garantia de estabilidade no emprego durante este período. Além disso, existem algumas medidas que podem ser tomadas pelas empresas para facilitar a rotina das mães trabalhadoras, como:

  1. Flexibilidade no horário de trabalho: Permitir que as mães trabalhadoras possam ajustar seus horários de trabalho para acomodar as demandas familiares, como levar os filhos para a escola ou acompanhá-los em consultas médicas. Isso pode incluir opções de trabalho em meio período ou horários flexíveis que permitam que as mães tenham mais controle sobre sua rotina diária.
  2. Opções de trabalho remoto: Permitir que as mães trabalhadoras possam trabalhar remotamente de casa ou de outro local, quando necessário. Isso pode ajudar a minimizar o tempo gasto em deslocamento e permitir que as mães tenham mais tempo para cuidar de seus filhos e familiares.
  3. Licença maternidade mais longa: Oferecer licença maternidade mais longa do que o exigido por lei, permitindo que as mães possam se dedicar aos cuidados do recém-nascido sem se preocupar com o trabalho. Isso pode incluir licença parental para pais e mães, incentivando a igualdade de gênero e reduzindo a sobrecarga das mães trabalhadoras.
  4. Assistência com cuidados infantis: Oferecer serviços de cuidados infantis no local de trabalho ou opções de subsídio para ajudar a cobrir os custos de creches ou babás. Isso pode ajudar as mães trabalhadoras a se concentrarem em seus trabalhos, sabendo que seus filhos estão em boas mãos.
  5. Apoio emocional: Oferecer suporte psicológico para ajudar as mães trabalhadoras a lidar com o estresse e as demandas do trabalho e da vida familiar.
  6. Benefícios adicionais: Auxílio-creche ou creche no local de trabalho. Oferecer um ambiente que seja confortável para a amamentação, com espaços reservados para este fim.

Uma cultura organizacional que valorize a diversidade e a inclusão pode ser um grande diferencial para as mães trabalhadoras. Uma vez que a maternidade e trabalho podem ser conciliados, mas é preciso que haja uma conscientização das empresas em relação às demandas das mães trabalhadoras, permitindo que as mães possam conciliar suas responsabilidades familiares com a carreira profissional. Com isso, é possível manter a boa performance no ambiente de trabalho e garantir a saúde física e emocional das mães e de seus filhos.

Referências:
Leal, M. C., & Santana, I. A. (2019). Maternidade e trabalho: um estudo com mães trabalhadoras. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 20(1), 7-16. 

LOPES, Mariana; ANDRADE, Helena. Maternidade e trabalho: entre discursos e práticas. Revista de Administração Contemporânea, v. 18, n. 1, p. 38-57, 2014.



Psicóloga Kênia Cabral Bitu - CRP 11/08073

Venho atuando na Psicologia Clínica desde 2012, onde sinto-me realizada e desafiada todos os dias para compreender e melhor auxiliar os indivíduos em suas mais diversas questões. Sou psicóloga no hospital de saúde mental São Vicente de Paulo desde 2013 até os dias atuais, no hospital, faço atendimentos individuais a partir da psicoterapia breve, também realizo grupos psicoeducativos e arteterapeuticos. Atualmente sou psicóloga na Amarelo Saúde Mental, onde venho realizando atendimento psicológico on-line na abordagem da TCC e produzindo material de educação em saúde mental.

Além dos trabalhos mencionados, divulgo conteúdos nas redes sociais, visando psicoeducar e fomentar a discussão sobre saúde mental.

LEVE AGORA O NOSSO PROGRAMA DE SEGURANÇA EMOCIONAL PARA SUA EMPRESA